Roteiros

O Museu do Café de Piratininga tem roteiros e atividades nas áreas de biologia, história, geografia, agronomia, artes, dentre outras. Recebe um público diversificado, escolar e não escolar. Sua equipe é multidisciplinar e possui roteiros monitorados por especialistas, exposições, trilhas ecológicas e material audiovisual para tratar de dois eixos eleitos como prioritários, educação e sustentabilidade.

O museu possui roteiros apoiados no eixo histórico e ambiental para tratar dos temas: 

História e Cultura Brasileira

Biodiversidade,
Água e Energia

Alimentação e Segurança Alimentar

Desenvolvimento Rural Sustentável 

O objetivo dos roteiros é resgatar e revalorizar a cultura regional, enriquecer o repertório dos visitantes de como ela constituiu-se, da educação para o patrimônio, além de tratar da histórica relação homem-homem e homem-ambiente estabelecida ao longo da ocupação da região. Os percursos são monitorados por especialistas e passa por exposições de fotos e implementos rurais antigos, banners e placas educativas com o conteúdo histórico, além de trilhas que evidenciam a rica paisagem e biodiversidade regional. Os roteiros são adequados para diferentes faixas etárias. Crianças, por exemplo, têm a oportunidade de participar de atividades lúdicas de contação de estórias no antigo porão da casa sede, adaptado para as visitas. 

O Museu do Café de Piratininga realiza e contribui em trabalhos de formação continuada de professores das redes públicas de Bauru e Piratininga, em parceria com as secretarias de educação municipais. As universidades públicas e privadas da região também têm visitado o museu com seus alunos para formação de futuros professores. Unesp, USC e Unip realizam atividades no museu para formação inicial de professores das áreas de biologia, pedagogia, agronomia, jornalismo, dentre outros.

Ficou interessado em fazer uma visita?

Solicite já um horário!

Endereço

Fazenda São João, Zona Rural, Piratininga/SP • 17490-000

Contatos Esconder icones
Gálata