Ciclo de Palestras e Curso Teórico-Prático de Estudos de Fauna Aplicados à Consultoria Ambiental
- Museu do Café de Piratininga

- 14 de out.
- 5 min de leitura
Atualizado: 15 de out.
O equilíbrio entre a expansão urbana e a preservação da biodiversidade da fauna e da flora, a busca por garantias para a disponibilidade de água e pelo bem-estar climático, junto com a urgência de se pensar o futuro do planeta e a manutenção da própria sobrevivência, colocam os desafios ambientais no centro das atenções.
Desafios da atualidade que precisam ser encarados com responsabilidade por profissionais qualificados, sobretudo em um momento que a região centro-oeste do Estado de São Paulo atravessa um período de crise ambiental severa, onde notícias sobre racionamento de água e tempestades de areia são cada vez mais frequentes.
O Ciclo de Palestras e Curso Teórico-Prático de Estudos de Fauna Aplicados à Consultoria Ambiental vem ao encontro da necessidade de capacitação técnica contextualizada com a realidade da região, e destaca a responsabilidade da Consultoria Ambiental para a preservação.
A iniciativa inédita na região é voltada para Biólogos, estudantes e profissionais ambientais, e as atividades ocorrerão no campus da Unesp-Bauru e em área de proteção ambiental na zona rural de Piratininga. Evento realizado pela Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) e Museu do Café de Piratininga; patrocínio do Conselho Regional de Biologia – CRBio-01.
As palestras abordarão temas atuais como a atuação dos biólogos, a participação feminina e as oportunidades no setor de Consultoria Ambiental e estudos de fauna; enquanto o curso teórico-prático traz técnicas fundamentais para levantamento e monitoramento de fauna, com foco em herpetofauna, avifauna e mastofauna (respectivamente répteis e anfíbios, aves, e mamíferos), além de apresentar métodos não invasivos de amostragem e análise de dados.
A programação se estende entre os dias 23 de outubro e 9 de novembro de 2025.
Certificado de participação chancelado pelo CRBio-01.
Inscrições abertas: (14) 99657-9649 - whatsapp
INSCRIÇÃO SOLIDÁRIA
Ciclo de Palestras na sede da FunDeB, campus da Unesp-Bauru
Data: 23 e 30 de outubro, 6 e 7 de novembro
Inscrições: 1kg de alimento não perecível (exceto sal)
Curso Teórico-Prático na Reserva Legal da Fazenda São João, Museu do Café de Piratininga*
Data: 7 a 9 de novembro
Inscrições: R$ 100 (inclui alimentação completa durante os três dias de curso, material de apoio pedagógico e pernoite no local (camping, opcional)
(*) A propriedade possui mais de 100 hectares de floresta em Área de Proteção Ambiental do Rio Batalha, proporcionando uma experiência prática aprofundada.


Ciclo de Palestras – Fundeb | Unesp-Bauru
📅 23 e 30 de outubro, 6 e 7 de novembro
📍 Local: Fundeb – Campus Unesp-Bauru
✅ Inscrição solidária: 1kg de alimento
📜 Certificação incluída | ☕ Coffee break
⚠️ Vagas: 100
Temas abordados:
1. Licenciamento ambiental
2. Ecologia de fauna (mastofauna, avifauna, herpetofauna)
3. Métodos não invasivos
4. Legislação e elaboração de laudos
5. Protagonismo feminino na biologia
📡 As palestras serão disponibilizadas on-line.
Palestrantes: Dr. Anderson Lucindo, Dr. Guilherme do Amaral Carneiro, Dra. Fernanda Abra, Dra. Juliana Machado, Dr. Osmar Cavassan, Dr. Daniel Rolim, Dra. Nadia Moraes-Barros, Biólogo Especialista Vinícius José Alves Pereira, e os Biólogos Thiago Farjani e Arthur Justino Guanaes dos Santos.

Curso Prático Imersivo – Museu do Café
📅 7 a 9 de novembro
📍 Local: Fazenda São João – Piratininga/SP
💰 Inscrições: R$ 100,00
🏕️ Camping + alimentação inclusos
📜 Certificação incluída
⚠️ Vagas: 30
Atividades práticas:
1. Levantamento de mastofauna, avifauna e herpetofauna
2. Técnicas de campo e uso de armadilhas fotográficas
3. Tabulação de dados e elaboração de laudos técnicos
Informações e inscrições: (14) 99657-9649 - whatsapp
Realização: Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (Fundeb) e Museu do Café de Piratininga. | Apoio: Meta Ambiental Consultoria e Projetos Ambientais e Bird & Plant Treinamentos e Consultoria Ambiental. | Patrocínio: Conselho Regional de Biologia – CRBio-01.
PALESTRANTES
Biólogo Dr. Anderson Lucindo
Especialista em Ecologia de Aves pela UNESP e UFSCar (Mestrado e Doutorado). Experiência em consultoria ambiental. Conduziu diversos projetos técnicos de monitoramento de comunidades de aves e de levantamento florístico em diferentes estados do Brasil, incluindo MT, MS, MG, GO, BA, PR e SP. Já exerceu a função de biólogo responsável na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bauru (2008-2011). Atualmente é o responsável pela empresa Bird & Plant Treinamentos e Consultoria Ambiental, onde continua aplicando seus conhecimentos em projetos de consultoria ambiental e estudos de fauna e flora.

Biólogo Dr. Guilherme do Amaral Carneiro
Especialização em Educação Ambiental e Planejamento de Recursos Hídricos (USP São Carlos, 2004); Mestre e Doutor pela UNESP – campus de Bauru no Programa Educação para Ciência (2016/2020). Atua desde 2001 na consultoria ambiental, com experiência em avaliação de impactos, estudos de meio físico, fauna e flora, e programas de educação ambiental. Diretor do Museu do Café e sócio-gerente da Meta Ambiental – Consultoria e Projetos Ambientais.

Bióloga Dra. Fernanda Abra
Mestre em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Doutora em Ecologia Aplicada pela USP; pesquisadora pós-Doc associada ao Centro de Conservação e Sustentabilidade do Smithsonian em Washington DC EUA. Lidera o Projeto Reconecta, que instala passagens superiores de fauna na BR-174, juntamente com a Comunidade Indígena Waimiri Atroari e também no Município de Alta Floresta (MT) - projeto expandido para o Suriname em 2024. É sócia-diretora da ViaFAUNA; ganhadora do Future For Nature Awards 2019; e em 2024 foi agraciada pelo Prêmio Whitley, considerado o 'oscar' da conservação mundial por seus esforços com o Projeto Reconecta.

Biólogo Dr. Osmar Cavassan
Professor e pesquisador com experiência em Ecologia, especialmente em fitossociologia, florística e educação ambiental. Mestrado em Biologia Vegetal pela UNESP; Doutorado em Ecologia pela UNICAMP. Atuou como professor adjunto na UNESP e atualmente é voluntário, contribuindo para pesquisas sobre o Cerrado, ecossistemas naturais e ensino de ciências. Estudos em composição florística e estrutura fitossociológica; estratégias para o ensino de ecologia e botânica.

Bióloga Dra. Juliana Machado
Mestrado e Doutorado em Genética pela USP. Fundadora e diretora executiva da Freeland Brasil, organização dedicada à conservação da biodiversidade e ao combate ao tráfico de animais silvestres. Colaborou com o Laboratório de Perícia do U.S. Fish and Wildlife Service (2005-2013); TED Fellow em 2009 e TED Senior Fellow de 2010 a 2012. Reconhecida como Exploradora Emergente da National Geographic (2014). Recebeu o WINGS Courage Award da organização WINGS WorldQuest (2016).

Dra. Nadia Moraes-Barros
Coordenadora de Ciência e responsável pelo Observatório do Tráfico de Fauna da Freeland Brasil. Doutora em Biologia (Genética) pelo Instituto de Biociências e Graduada em Ciências Biológicas (IB-USP). Vice-líder do IUCN/SSC ASASG (Grupo de especialistas em Tamanduás, Preguiças e Tatus) editora do periódico Xenarthra (Edentata). Colabora em planos de ação e estratégias de conservação implementados por instituições governamentais brasileiras (Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Prefeitura de São Paulo; Ministério do Meio Ambiente - ICMBio).
Biólogo Dr. Daniel Rolim
Doutor na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia (UNESP). Atua como consultor ambiental desde 2007, especialmente no levantamento e monitoramento da herpetofauna
(anfíbios e répteis). É servidor de carreira (Biólogo) da Prefeitura Municipal de Bauru desde 2009 e atualmente é Diretor da Divisão de Planejamento da Paisagem da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bauru (SEMMA).
Biólogo Especialista Vinícius José Alves Pereira
Especialista em Manejo de Espécies Ameaçadas de Extinção pela University of Kent na Inglaterra. Possui experiência com levantamento de herpetofauna no contexto do licenciamento ambiental, monitoramento in situ de primatas e educação ambiental em ambientes não formais. Desde 2017, atua como auxiliar de campo em projetos de levantamento de fauna e flora em diversas regiões do Brasil. Atualmente, lidera ações de educação ambiental no Programa de Conservação do Mico-leão-preto, do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, promovendo a conscientização sobre a biodiversidade e a importância da conservação de espécies.
Biólogo Thiago Farjani
Ampla experiência em monitoramento de fauna silvestre, com ênfase em mamíferos de pequeno, médio e grande porte. Atua na aplicação de diversas metodologias de amostragem, unindo conhecimento técnico e experiência prática para a obtenção de dados precisos. Desde 2022, tem atuado ativamente em ações de educação ambiental. Fotógrafo de natureza, já registrou a biodiversidade de biomas como Pantanal, Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado.




Comentários