1ª Mostra Curupira de Cinema exibe filme do Mazzaropi recém-restaurado pela Cinemateca Brasileira
- Museu do Café de Piratininga

- 9 de jul.
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de jul.
🎬🍿📽️ O Cine Rural promove a primeira edição da Mostra Curupira de Cinema nos dias 25 e 26 de julho, com programação gratuita que inclui exibições de filmes (longa e curtas), debate audiovisual, oficinas práticas, música ao vivo, trilha noturna e feira criativa.
SEXTA (25) :: Seleção de filmes do prêmio Loco de Ouro + curtas convidados e música ao vivo
SÁBADO (26) :: Sessão Especial Mazzaropi + curtas convidados e palestra audiovisual.
As sessões movimentam as salas de cinema ao ar livre do Cine Rural - Museu do Café, na zona rural de Piratininga-SP. Ingressos gratuitos e limitados disponíveis no Sympla.
Retire seu ingresso nos links:

PROGRAMAÇÃO
DIA 1 - 25 de julho ✨ sexta-feira | indicação [10 Anos]
19h Abertura para acesso do público
20h Passeio noturno com o Tião
20h40 Solenidade de abertura 1ª Mostra Curupira de Cinema
🎬 21h Seleção de filmes LOCO DE OURO * apoio: Locomotiva Jr. / FAAC Unesp-Bauru)
"Km 100" (Itirapina-SP, 2024, drama - 20 minutos), de Lucas Ribeiro "Projeto sem Título" (São Carlos, 2024, mistério e horror - 30 minutos), de Daniel Rubinger e Miguel Carreto
🎬 + Sessão de curtas convidados: "Notas de um cigarro" (Bauru, ficção, 10 Anos - 18'48"), de Juliana dos Anjos
"A Voz Dela" (Borborema-SP, doc - 10'48"), de Vitória Costa
"Bacon" (Bauru, ficção - 7'47"), de Natan Goppi
"Vida da Serra" (Agudos, doc - 13'30"), de João Bispo
"Cria Bauru.DOC" (Bauru, doc - 7 minutos), de Josué Kenji
22h30 Música ao vivo Los Pietros Quarteto (pop-rock nacional)
DIA 2 - 26 de julho ✨ sábado | indicação [Livre]
18h30 Abertura para acesso do público
19h Passeio noturno com o Tião
19h40 Palestra: "Desenvolvimento do Audiovisual no interior de SP e as possibilidades para o futuro", com Paulo Tonon
🎬 20h Curtas-metragens convidados:
"Norusca: O mistério por trás do nome" (Bauru, ficção, 2024 - 15 minutos), de Gabriel Moura
"Entre Ausências" (São Paulo, 2025, doc - 13'35"), direção: Amem Ira, Mônica Canejo e Roberto Souza Jr
20h30 Intervalo
🎬 21h Sessão Especial MAZZAROPI
"Candinho" (1953, comédia - 95 minutos) - filme recém-restaurado pela Cinemateca Brasileira, exibido em Taubaté (Museu Mazzaropi) e em São Paulo pela própria Cinemateca. A sessão em Piratininga será praticamente em terceiríssima mão!
📽️ SINOPSE CANDINHO :: Um caipira, apaixonado pela irmã de criação, abandona a fazenda do pai adotivo e tenta sobreviver em São Paulo onde termina por encontrar a amada numa boate e decide retornar ao local de origem em busca de um tesouro que lhe fora deixado por sua verdadeira mãe. A partir desse filme Mazzaropi assumiu o papel do caipira, sua marca registrada.
+ Cine Tulha :: Mostra Paralela
"Marcas de Chumbo" (47 minutos), de Leandro Ferrari
+ Feira Criativa com artesanato e gastronomia local
1ª MOSTRA CURUPIRA DE CINEMA :: produção Caza Amarela Assessorial Cultural e Museu do Café de Piratininga; com apoio da Embarca Filmes, do prêmio Loco de Ouro (FAAC / Unesp-Bauru), do Museu Mazzaropi e do Instituto Mazzaropi (Taubaté); apoio cultural da Cinemateca Brasileira e da Sociedade Amigos da Cinemateca (São Paulo). Realização: Lei Aldir Blanc - PNAB Piratininga-SP, Coordenadoria de Turismo e Cultura, Prefeitura Municipal de Piratininga, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Informações: (14) 99870-2006 | Yuno Silva
SOBRE O CINE RURAL :: combo cultural formado por duas salas de cinema ao ar livre e uma indoor, estruturadas no Museu do Café de Piratininga. A iniciativa foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado e inaugurado em setembro de 2024, com sessão de filmes regionais licenciados para o acervo do projeto.
Cine Terreirão: sala 100% acessível ao ar livre, com tela de 7m x 3,5m, 40 cadeiras reclináveis e espaço para +400 pessoas sentadas;
Cine Arena: sala ao ar livre com acessibilidade, projeção em tela de 4m x 2,6 metros e arquibancada com espaço para +100 pessoas sentadas;
Cine Tulha: espaço indoor acessível, e tela de 75 polegadas para até 30 pessoas sentadas. Funciona regularmente durante as atividades do Museu do Café nos fins de semana.
MAZZAROPI entrou nessa história durante o processo de trabalho para a estreia do Cine Rural, quando ouvimos várias vezes a mesma pergunta, feita por pessoas de faixas etárias diferentes: "Quando vocês vão trazer um filme do Mazzaropi?"
E assim foi feito: a SESSÃO ESPECIAL MAZZAROPI na Mostra Curupira está chancelada pela Cinemateca Brasileira. O filme "Candinho", produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz em 1953 e distribuído pela Columbia Pictures, marca a primeira aparição do personagem Jeca Tatu, que trouxe fama a Amácio Mazzaropi.

SINOPSE CANDINHO :: Um caipira, apaixonado pela irmã de criação, abandona a fazenda do pai adotivo e tenta sobreviver em São Paulo onde termina por encontrar a amada numa boate e decide retornar ao local de origem em busca de um tesouro que lhe fora deixado por sua verdadeira mãe.
A partir de "Candinho", Mazzaropi assumiu o papel do "caipira", sua marca registrada.
Dirigido por Abílio Pereira de Almeida e estrelado por Amácio Mazzaropi, com Adoniram Barbosa e Ruth de Souza no elenco, o filme é baseado no conto "Cândido, ou O Otimismo", de Voltaire. Foi a terceira e última produção de Mazzaropi na Vera Cruz.
"Candinho" foi inspiração para o autor de telenovelas Walcyr Carrasco criar o enredo de "Êta Mundo Bom!" (2016) e da continuação "Êta Mundo Melhor!" (2025) - TV Globo




Comentários