O EQUINÓCIO de OUTONO!

por Guilherme Bellini

O equinócio de outono representa a chegada do outono em março, ou seja, o posicionamento médio do Sol em relação à Terra, isto é, nenhum dos hemisférios está inclinado em relação ao Sol, estando incidindo seus raios diretamente sobre a Linha do Equador, iluminando, então, igualmente os dois hemisférios. 🤩🌌🌎

As estações do ano são resultado do eixo de inclinação da Terra em relação ao movimento que o planeta faz ao redor do Sol. Por causa da inclinação em relação ao plano orbital, a incidência solar não é igual para os dois hemisférios.

Essa maior ou menor insolação em cada hemisfério é responsável pela existência das estações do ano, que não ocorrem simultaneamente em cada um deles. Enquanto no Hemisfério Norte é inverno; no Hemisfério Sul, é verão.

Para entender melhor essa questão do equinócio e aprender mais sobre o nosso céu noturno, nós nos reunimos no último sábado (18) lá no @museudocafepiratininga 🔭

O Museu do Café é um lugar muito conhecido na região, principalmente por suas atividades ecológicas que visam cuidar e manter áreas de preservação do meio ambiente, educação científica e educação para sustentabilidade.

Além disso, o Museu também é conhecido pelo lindo e encantador céu noturno que podemos encontrar lá, uma vez que o Museu se encontra afastado das cidades, os níveis de poluição luminosa são bem mais baixos, assim, possibilitando a visualização de inúmeros objetos do céu noturno, como estrelas, nebulosas e galáxias, objetos que, na cidade, não conseguimos visualizar em decorrência da poluição.

A temporada de observações astronômicas aqui no Museu do Café começou no último sábado (18), e os aventureiros puderam acampar conosco!

Mas, caso você não tenha conseguido participar, não fique triste!

O #astrocamping é um evento frequente no Museu, ou seja, o Museu abre as portas para os amantes do céu passarem uma noite observando as maravilhas do universo. Fique de olho nas redes sociais do @museudocafepiratininga para ser notificado dos próximos eventos noturnos.

NOS VEMOS LÁ! 🤩🌌🔭

Céu estrelado | Foto: G. Bellini - Museu do Café de Piratininga