Sim, nós aqui do Museu do Café também ficamos preocupados com os casos recentes que saíram na mídia, mas precisamos olhar o assunto com tranquilidade.
📌 O QUE PRECISAMOS SABER PRIMEIRO?
✔️ Piratininga é zona livre de Febre Maculosa
✔️ Não há registros da doença na região desde o início do monitoramento em 2007
✔️ Área de BAIXO RISCO
✔️ O Museu do Café mantém controle preventivo periódico nos animais e entorno
✔️ Em 2022 foram confirmados 53 casos em todo o Brasil
📌 SOBRE A DOENÇA
A febre maculosa [FM] é uma zoonose, doença naturalmente transmitida entre animais e os humanos, causada por uma bactéria que é transmitida através da picada de carrapato- estrela infectado.
Para que a transmissão ocorra, o carrapato infectado deve ficar aderido à pele por mais de quatro horas. Após a picada os sintomas podem aparecer de 2 a 14 dias.
📌 SINTOMAS e TRATAMENTO
É uma doença febril aguda. Os sintomas mais frequentemente são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal estar, diarreia e, após alguns dias, manchas avermelhadas pelo corpo.
A partir do início dos sintomas, o tratamento deve ser iniciado. A terapêutica antibiótica específica, quando instituída precocemente, é altamente eficaz, levando à regressão da febre após 24 a 72 horas do início do tratamento.
📌 CASOS
A Febre Maculosa ocorre principalmente no Estado de São Paulo. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) casos da doença ocorrem durante todo o ano. As regiões de Campinas e Piracicaba concentram mais de 50% dos casos registrados.
🎯 Fontes:
CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica
CCD - Coordenadoria de Controle de Doenças
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Estado de São Paulo
Instituto Pasteur
Instituto Adolfo Lutz
DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE FEBRE MACULOSA (download)
Comments