Vamos falar de Febre Maculosa?

Sim, nós aqui do Museu do Café também ficamos preocupados com os casos recentes que saíram na mídia, mas precisamos olhar o assunto com tranquilidade.

📌 O QUE PRECISAMOS SABER PRIMEIRO?

✔️ Piratininga é zona livre de Febre Maculosa

✔️ Não há registros da doença na região desde o início do monitoramento em 2007

✔️ Área de BAIXO RISCO

✔️ O Museu do Café mantém controle preventivo periódico nos animais e entorno

✔️ Em 2022 foram confirmados 53 casos em todo o Brasil

📌 SOBRE A DOENÇA

A febre maculosa [FM] é uma zoonose, doença naturalmente transmitida entre animais e os humanos, causada por uma bactéria que é transmitida através da picada de carrapato- estrela infectado.

Para que a transmissão ocorra, o carrapato infectado deve ficar aderido à pele por mais de quatro horas. Após a picada os sintomas podem aparecer de 2 a 14 dias.

📌 SINTOMAS e TRATAMENTO

É uma doença febril aguda. Os sintomas mais frequentemente são febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, mal estar, diarreia e, após alguns dias, manchas avermelhadas pelo corpo.

A partir do início dos sintomas, o tratamento deve ser iniciado. A terapêutica antibiótica específica, quando instituída precocemente, é altamente eficaz, levando à regressão da febre após 24 a 72 horas do início do tratamento.

📌 CASOS

A Febre Maculosa ocorre principalmente no Estado de São Paulo. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) casos da doença ocorrem durante todo o ano. As regiões de Campinas e Piracicaba concentram mais de 50% dos casos registrados.

🎯 Fontes:

CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica

CCD - Coordenadoria de Controle de Doenças

Secretaria de Estado da Saúde

Governo do Estado de São Paulo

Instituto Pasteur

Instituto Adolfo Lutz

DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE FEBRE MACULOSA (download)

Mapa de São Paulo: a área vermelha é onde há casos registrados de Febre Maculosa entre 2007 e 2023